quarta-feira, 19 de setembro de 2012

LUZ DESSE MUNDO (Mensagem do 15/09/12 BNPF)


                                                                                  Fernando Cabral
João 8:1
                       
Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos. 3 Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. 4 Eles disseram: —Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. 5 De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso? 6 Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. 7 Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: —Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher! 8 Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. 9 Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. 10 Então Jesus endireitou o corpo e disse: —Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? 11 —Ninguém, senhor! —respondeu ela. Jesus disse: —Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais! 12 "De novo Jesus começou a falar com eles e disse: —Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida." NTLH(Br)

Muitos usam esse texto para justificar o pecado dentro da Igreja.....Isso é banalizar a Graça, isso tornar a Graça sem Graça!.....Isso é fazer pouco caso da Cruz....(não é sobre isso que iremos falar)

A Questão aqui é andar na Luz...Ele diz Eu sou a Luz do mundo.
Como andar na Luz e não em travas.
No contexto de João 8, Jesus está ensinando sobre Ele e sobre o Reino de Deus e seus princípios, princípios básicos e simples mas inegociáveis.
Jesus corre o risco de ser preso pelos sacerdotes e fariseus, as relações de Jesus ameaçava a religiosidade.
No contexto chegam alguns escribas e fariseus com uma mulher para pólo a prova, baseado-se na lei de Moises, quanto ao adultério e suas conseqüências.
Os religiosos esquecem do homem em questão.
Os líderes judeus menosprezaram a Lei ao prender somente à mulher. A Lei exigia que se apedrejassem ambas as pessoas envoltas no adultério (Lev 20:10; Deu 22:22).
Normalmente os que são conduzidos pelo espírito de religiosidade, que é um espírito maligno, age com parcialidade e injustiça, confrontando princípios do Reino, como a soberania do Senhor a misericórdia e o perdão.
Quem segue a luz não anda nas trevas.
Jesus afirma que quem faz o caminho das trevas não anda com Ele,  ministrando na vida daquela mulher, Jesus faz quatro coisas importantes para aquela mulher passe a habitar na luz e não mais em trevas.
Muitos estão se enganando achando que estar na luz é simplesmente ir para a Igreja ou ter uma Bíblia ou ter um adesivo no carro ou até mesmo se vestir com crente......ou falar como crente....
O que Jesus ensina aqui serve pra mim e pra vc hoje.

1)Estamos na luz quando o Senhor nos liberta dos nossos acusadores e destruidores.(V.7)
O Senhor Se colocou entre ela e seus acusadores, Ele paralisou a ação dos acusadores, impedindo-os de continuar oprimindo e envergonhando aquela mulher.
O pecado por si só traz vergonha e acusação.
Jesus os confronta em suas estruturas, religião, moral e ética, tudo corrompido por andarem em trevas.
Ainda hoje vemos muitos sistemas eclesiásticos que não passam de religião, só sabem acusar, não ensina nada, não discípula, apenas acusa, eles próprios estão presos em seus sistemas em suas estruturas, presos dentro de um sepulcro caiado, bonito por fora com seus belos templos e suas roupas de grife e podre por dentro por não estarem na luz.
Jesus para os acusadores por que o propósito dEle é nos redimir e não nos destruir.
A 1° vinda é para salvar e não para condenar.
(Lucas19:10) Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
(Lucas5:32) Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.
(1 Tioteo 1:15) Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Só o Senhor Pode nos libertar dos nossos acusadores.
Vivemos dias de grande mover do Espírito Santo, curando e libertando a Igreja, através do confronto da luz com as trevas para libertar seu povo (nós) para que muitos sejam salvos.
Jesus mostra  aos religiosos e acusadores que eles também precisam serem libertos, que eles também precisam de um advogado...que eles não estavam sendo instrumento de resgate de almas.
Por conveniência expuseram o pecado da mulher mas encobriram o mesmo pecado do homem que a adulterou com ela.
Uma característica do religioso é mudar o foco da Graça, mais felizmente o nosso Senhor Nunca está fora de foco! Amem.

2)Quando estamos na luz o Senhor nos devolve a dignidade.(v.10)
10 Então Jesus endireitou o corpo e disse: —Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?
O Senhor Não a ofendeu, chamando a de prostituta ou adultera..., Ele a chamou de mulher, do mesmo modo que chama Maria sua mãe em João 2:4.
Essa forma de chamar era uma forma respeitosa para chamar um mulher judia na época.
Com isso o Senhor Devolve a ela a condição de ser humano, como todos nos que necessitamos da Graça do amor e da misericórdia de Deus.
O Senhor Não ama nossos pecados, mas ele nos ama incondicionalmente, mesmo que vc não queira, mesmo que vc não o aceite,mesmo que vc vá queimar no fogo do inferno, Ele te ama e vc só vai porque vc escolheu ir, Ele te ama, te ama...
Não importa qual é o teu pecado, Ele te dá a oportunidade de vc caminhar em sua maravilhosa luz.
O Senhor Nos devolve a  dignidade que nossos acusadores nos negam e nos capacita para recebermos a Graça de Deus.

3)Quando estamos na luz o Senhor nos liberta das amarguras, ódios e vinganças.(V.11)
11 —Ninguém, senhor! —respondeu ela. Jesus disse: —Pois eu também não condeno você.
Ao perguntar mulher onde estão os teus acusadores?
Ninguém te condenou?
Jesus queria que ela e nós hoje nos víssemos sem acusação.
E ela respondeu ninguém Senhor.
Quando estamos na luz, não há acusações, não há acusadores, por que já fomos julgados e declarados inocentes, já fomos libertos e isso que Jesus faz, foi isso que Ele veio fazer!
Com isso não há mais razão para que se guarde em seu coração sentimentos de amargura, ódio e vingança.
Quando Jesus entra em nossas vidas, nos alcançamos sua maravilhosa Graça, nossos acusadores somem, nossa dignidade restaurada e nossas almas ficam livres das cadeias infernais da amargura, ódio e vingança, tornando-nos livres para a abundancia de paz, plenitude de alegria.
Infelizmente os acusadores saíram da presença do Senhor, envergonhados, pelos seus pecados mas não arrependidos.
Se eles ficassem, da mesma forma que a mulher ficou eles também teriam sido curados e libertos.
Mas vergonha sem quebrantamento é sinal de orgulho jamais de arrependimento!
Fique na presença do Senhor, se envergonhe do seu pecado, quebrantasse e se arrependa seja curado, seja liberto, hoje!

4)Quando estamos na luz, o Senhor nos faz viver em santidade(V11) 2º parte
 Vá e não peque mais!
Jesus não condenou à mulher acusada de adultério, mas tampouco passou por cima seu pecado.
Disse-lhe que abandonasse sua vida de pecado. Jesus está disposto a perdoar qualquer pecado que haja em sua vida, mas a confissão e o arrependimento implicam uma mudança de vida. Com a ajuda de Deus podemos aceitar o perdão de Cristo e pôr fim a nossas más obras.


Ao dizer que não a condenava e que ela deveria ir e não pecar mais, o Senhor a confrontou com a sua historia e seus argumentos.
Ela deve ter pensado: Acho que o Senhor não entendeu, acho que Ele não sabe bem quem eu sou e como eu tenho vivido até hoje....
Como assim não pecar mais, como assim ser santa, será que Ele não sabe que eu só sei fazer assim. Será que Ele não sabe que eu tenho o selo do pecado na minha vida, que as circunstâncias da minha vida me leva pro pecado...

Será que Ele não sabe que vivo na praia....................
O Senhor diz que sabe de tudo e que maior do que Ele não há, onde ele chega é Ele que quem manda!!!
O Senhor te diz hoje, o teu relacionamento com Ele não é pelo teu passado e sim pelo teu presente.
Quando Ele te olha ele não vê, mas vê o sangue que te cobre, Ele não vê o que eu posso fazer e sim o que Ele pode fazer através de mim, Isso é andar na luz, na Graça, na sua maravilhosa Graça.
Não importa o seu passado, vc é viável para o Senhor.
O Senhor hoje quer nos libertar do caminho das trevas e nos conduzir pelo caminho de luz.

O que importa não é a nossa condição hoje, mas o que o Senhor pode fazer em sua vida a partir de hoje.
Senhor nos liberta dos nossos acusadores e destruidores.
Senhor Nos devolve a dignidade.
Senhor nos liberta das amarguras, do ódios e da vinganças.
Senhor nos faz viver em santidade.
Não importa se as acusações tem fundamento ou não, se realmente sou culpado ou não, não importa o quanto o pecado está entrelaçado na nossas vida.
Não importa se vc é o acusador ou o acusado.
A misericórdia ira cobrir a todos.
Abra seu coração para que todo o ódio, amargura, vingança, ressentimentos e desejo pelo pecado possa ser arrancado da sua vida agora.


O Senhor entrou na sua vida, a luz da sua Graça se acende agora sobre vc, não saia da presença do Senhor. A luz que agora brilha em sua vida mudará a sua historia.
: —Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.