RELIGIÕES EXISTENTES

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - ESPIRITÍSMO

 
 
FUNDADOR:
Uma crença antiga popularizada pelas irmãs Kate e Margarete Fox, em 1848, em Hydesville, Nova Iorque, EUA: Há muitos grupos pequenos. Não têm uma sede oficial.

ESCRITURAS:
O Livro dos Espíritos publicado em 1857, O que é Espiritismo publicado em1859, O Livro dos Médiuns publicado em 1861, O Evangelho Segundo Allan kardec publicado em 1864, O Céu e o Inferno publicado em 1865, A gênese publicado em 1868, Obras Póstumas.

DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.

JESUS:
Jesus foi um homem, não Deus. Quando esteve na Terra, ele foi um profeta e um médium avançado (alguém que se comunica com o mundo dos espíritos). Agora, Jesus é um espírito com o qual se comunica com o mundo dos espíritos.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é uma falange de espíritos. Cita Jo 14.16,26; 15.26 para apoiar a doutrina de que o Espiritismo cumpriu a promessa de Jesus, que disse que enviaria o Consolador.

SALVAÇÃO:
O conhecimento e as boas obras possibilitam o acesso a um nível superior na vida futura. Arrependimento, expiação e reparação são as condições básicas para obtermos um espírito puro.

MORTE:
Depois da morte aqui na Terra, a vida continuará no mundo dos espíritos. O céu e o inferno são estados da mente. Alguns espíritas crêem na reencarnação.

OUTRAS PRÁTICAS:
Sessões para contatar os mortos. Curas psíquicas. Serviços congregacionais com cânticos, músicas, sermões, mensagens de espíritos mortos e profecias. Podem usar Ouija. Atraem as pessoas enlutada pois elas têm esperança de contatar o ente querido que morreu.

 

 

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - FÉ MUNDIAL BAHAÍ


PROFETA:
Mirzá Alí Muhammad (o Bab) e Mirzá Husayn Alí (Bahá'u'lláh). Fundada em 1844 no Irã. A sede se encontra em Haifa, Israel.

ESCRITURAS:
As escrituras de Bahá 'u'lláh e Abdu'-I-Bahá: Kitabi-i-Aqdas e Kitab-i-Lqan. A Bíblia, interpretada espiritualmente, para concordar com a teologia Bahá'i.

DEUS:
Deus é um ser divino incognoscível que se revela através de novas manifestações (líderes religiosos), incluindo, Moisés, Buda, Confúcio, Jesus, Maomé e Bahá'u'lláh.

JESUS:
Jesus é uma das muitas manifestações de Deus. Cada manifestação substitui a anterior, dando novas revelações acerca de Deus. Moisés, que foi substituído por Jesus, que foi substituído por Maomé e mais recentemente pelo melhor Bahá'u 'lláh (Glória de Deus). Jesus não é Deus e não ressuscitou dentre os mortos. Ele não é o único caminho para ir a Deus. Jesus regressou ao mundo na forma de Bahá'u'lláh.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo é a energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação. O Espírito da Verdade refere-se a Bahá'u'lla'h

SALVAÇÃO:
Fé na manifestação de Deus (Bahá'u'lláh). A Salvação é obtida pelo conhecimento e prática dos princípios ensinados por Bahá'u'lláh.

MORTE:
Imortalidade pessoal baseada nas boas obras. Haverá recompensas para os fiéis. O céu e o inferno são condicionais.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A fé Bahá'í originou-se como seita islâmica e é severamente perseguida no Irã. Sua crença é que todas as religiões têm a mesma origem, princípios e aspirações. Enfatiza a unidade e a unificação do mundo. Suas reuniões são denominadas assembléias espirituais.

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - ROSA CRUZ


FUNDADOR:
Christian Rosenkreutz .

ESCRITURAS:
Afirmam não serem uma religião.

DEUS:
Deus para a Ordem Rosa Cruz é uma entidade separada e impessoal . Os rosacruzes acreditam que ele seja composto por sete espíritos que se apresentam com diferentes aspectos na Trindade cristã.

JESUS:
Jesus não é Deus. Era meramente um ser humano. Jesus ocupa a posição mais elevada entre os mestres espirituais do mundo, mas a principal diferença entre ele e a humanidade diz respeito ao nível, e não à substância.

ESPÍRITO SANTO:
Embora retenha a individualidade duramente conquistada através de suas jornadas incalculáveis repetidas encarnações, o aspecto do Espírito Santo da unidade trina depois da ocupação do veículo Jesus difundiu-se através do planeta.

SALVAÇÃO:
A evolução do espírito até a divindade. Reencarnação a cada 144 anos. Se vivermos 80 anos, passaremos 60 anos no espaço, até nova reencarnação.

MORTE:
Crê na reencarnação.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
A divindade do homem (somos divinos como nosso Pai no céu). Crê na existência de gnomos e fadas.

 

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - JUDAÍSMO


FUNDADOR:
Abraão (Gn 12.1-3), cerca de 2000 a.C. no Oriente Médio. Existem três ramos principais do Judaísmo: ortodoxo, conservador e reformado, cada um com suas crenças.

ESCRITURAS:
O Tanach (Antigo Testamento), especialmente a Toráh (primeiros cinco livros do Antigo Testamento). O Talmude (explicação do Tanach). As Escrituras dos sábios, tais como, Maimónides, Rashi etc.

DEUS:
Deus é Espírito. Para os judeus ortodoxos, Deus é pessoal, Todo Poderoso, Eterno, Misericordioso. Para outros judeus, Deus é impessoal, incognoscível e definido de muitas maneiras. Não há Trindade.

JESUS:
Jesus é visto como um falso messias extremista ou como um bom rabi (mestre), que foi martirizado. Muitos judeus desconsideram Jesus. Os judeus (exceto os judeus messiânicos) não crêem que ele foi o Messias, o Filho de Deus que ressuscitou dentre os mortos. Os judeus ortodoxos crêem que o Messias vai restaurar o reino judaico e governará finalmente o mundo.

ESPÍRITO SANTO:
Alguns judeus crêem que o Espírito Santo é um outro nome para a atividade de Deus na terra. Outros dizem que é o amor de Deus.

SALVAÇÃO:
Alguns judeus crêem que a oração, o arrependimento e obediência a Lei são necessários para salvação. Outros crêem que
a salvação seja o aperfeiçoamento da sociedade.

MORTE:
Haverá ressurreição física. Os obedientes viverão para sempre com Deus e os injustos sofrerão. Alguns judeus não crêem em vida consciente após a morte.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Reúnem-se nas sinagogas no sábado. Praticam a circuncisão. Vários dias santos e festivos, incluindo a Páscoa, Sukot, Janucá, Rosh Roshaná, Yom Kippur, Purim. Jerusalém é considerada a cidade santa.

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - BUDISMO




FUNDADOR:
Buda (Sidharta Gautama). Fundado em 525 a.C, na Índia. Ramo do Hinduísmo.

ESCRITURAS:
O Tupitaka (Os três cestos).

DEUS:
O Budismo de um modo geral, é ateísta. Muitos budistas não crêem num Deus e nem num Ser Supremo. Outros acreditam que Buda seja um iluminado universal com um estado de consciência semelhante a de Deus.

JESUS:
Jesus Cristo é indiferente para o Budismo. Os budistas do Ocidente geralmente vêem Jesus como um homem iluminado.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.

SALVAÇÃO:
O objetivo da vida é o Nirvana, para eliminar todos os desejos e evitar o sofrimento. O caminho Óctuplo é um sistema para impedir que os budistas desejem qualquer coisa.

MORTE:
As pessoas não têm alma e espírito. Os desejos e sentimentos de uma pessoa podem ser reencarnados em outra pessoa. Não há céu nem inferno. Há o Nirvana (libertação final).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O caminho óctuplo recomenda: conhecimento correto, intenção, fala, conduta, esforços corretos, cuidado e meditação. Alguns grupos budistas falam acerca de um Buda eterno (força de vida). Alguns ramos budistas incluem: Zen, Nichiren Shoshu e Budismo Tibetano (ocultista).

 

Religiões existentes: Hinduísmo 

 

FUNDADOR:
Não há um só fundador. Existem muitas seitas. Seus fundamentos abrangem um período que vai de 1800 a 1000 a.C, na Índia, tendo influência da religião Bramânica.

ESCRITURAS:
Muitas escrituras, incluindo o Bhagavad-Gita (antigo), o Upanishads (mais antigo) e os Vedas (os mais antigos, por volta de 1000 a.C.).

DEUS:
Tudo é Deus (Panteista). Todos somos parte de Deus (Brama). As pessoas adoram manifestações de Brahma (deuses e deusas). As pessoas são deuses, mas não sabem.

JESUS:
Jesus Cristo é um mestre, um guru, o avatar (uma encarnação de Vishnu). Ele é um filho de Deus assim como são os outros. Sua morte não expia pecados e não ressuscitou dentre os mortos.

ESPÍRITO SANTO:
O Espírito Santo não faz parte desta crença.

SALVAÇÃO:
Libertação do ciclo de reencarnação. Recebida através de ioga e meditação. Pode-se ter muitas vidas. A salvação final é uma união com Brama.

MORTE:
A reencarnação a um estado melhor (Carma bom) se a pessoa se portou bem. Se portou-se mal, pode voltar a nascer e pagar por seus pecados passados sofrendo ( Carma mau).

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Alguns discípulos usam túnicas alaranjadas e têm a cabeça raspada. Muitos hindus adoram ídolos de pedra e madeira em seus templos.Os gurus exigem obediência total. Os discípulos meditam numa palavra, frase ou fotografia. A ioga inclui meditação, cantar, postura, exercícios de respiração. Fundação da Nova Era e Meditação Transcendental.

 



SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - TESTEMUNHA DE JEOVÁ



FUNDADOR:
Charles Taze Russel (1852-1916), depois vieram Joseph F. Rutherford, Nathan Knorr e Fred Franzs. Começaram em Pensilvânia, Estados Unidos em 1879. A sede se encontra no Brooklyn, Nova York, EUA.

ESCRITURAS:
A Bíblia (Tradução do Novo Mundo).Todas as publicações atuais da Torre de Vigia. As revistas: A Sentinela e Despertai!, publicadas quinzenalmente.

DEUS:
Deus é uma pessoa, cujo nome exclusivo é Jeová. Não crêem na Trindade. Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.

JESUS:
Jesus é um deus. Antes de vir ao mundo, ele era o arcanjo Miguel. Jeová criou o universo por meio de Jesus. Quando Jesus estava na Terra, ele foi um homem que viveu perfeitamente. Depois de haver morrido numa estaca (não numa cruz),
foi ressuscitado como espírito e seu corpo foi destruído. O homem Jesus não existe mais. Jesus não virá outra vez. Ele já veio invisivelmente em 1914, em espírito. Em breve haverá a Batalha do Armagedon, quando todos os que não são Testemunhas de Jeová perecerão.

ESPÍRITO SANTO:
É a força ativa invisível de Jeová. Não é pessoal.

SALVAÇÃO:
Ser batizado como Testemunha de Jeová. A maioria dos seguidores tem que ganhar a vida eterna na Terra, trabalhando de casa em casa. A salvação no céu está limitada aos 144 mil ungidos.

MORTE:
Os 144 mil viverão no céu como seres espirituais. O remanescente dos justos, a grande multidão viverá na Terra e obedecerá a Deus perfeitamente por 1000 anos. Depois, deverão suportar a prova final, quando Satanás for solto do poço do abismo.

OUTRAS CRENÇAS:

Reúnem-se aos domingos nos Salões do Reino. Os membros ativos são instruídos a distribuir literatura de casa em casa.
Uma vez por ano celebram a Refeição Noturna. Só os ungidos podem participar. Não comemoram feriados nem aniversários. Não saúdam a bandeira, não prestam serviço militar, não aceitam transfusões de sangue. Crêem que a guerra do Armagedon em breve ocorrerá.



 

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - MORMISMO



FUNDADOR:
Joseph Smith Jr (1805-1844), fundou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) em 1830, em Nova York, nos Estados Unidos da América. A sede dos Santos dos Últimos Dias se encontra em Salt Lake City, Utah. EUA.

ESCRITURAS:
O Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios, A Pérola de Grande Valor e a Bíblia .

DEUS:
Deus Pai existiu como homem para chegar a ser Deus. Teve corpo físico, assim como também uma esposa (mãe celestial). Não há trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados. Os homens dignos podem um dia chegar a ser deuses também.

JESUS:
Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Ele foi criado como um filho espiritual pelo Pai e mãe no céu. É o irmão mais velho de todos os homens e seres espirituais. Seu corpo foi criado através da união sexual entre Elohim e Maria. Jesus foi casado. Sua morte na cruz não proveu a expiação completa por todos os pecados, mas propiciou a ressurreição para todos.

ESPÍRITO SANTO:
É um Deus separado do Pai e do Filho.
O Espírito Santo é uma substância líquida pela qual o pai exerce sua influência.

SALVAÇÃO:
Ressuscitados pela graça, mas salvos (exaltados à divindade) pelas obras, incluindo lealdade aos líderes, batismo por imersão, dizimar, ordenanças, matrimonio e cerimônias secretas no templo. Só há vida eterna para aquele que for da igreja Mórmon.

MORTE:
Finalmente quase todos irão a um dos três reinos celestiais separados, alguns obtendo a divindade. Os apóstatas e os assassinos irão para o reino das trevas.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
O adepto do Mormonismo não pode beber álcool, tabaco, café ou chá. Batismo em nome dos mortos. Trabalho missionário gratuito. Visitas de casa em casa. Cerimônias secretas no templo somente para membros de boa reputação. Rede social muito extensa. As pessoas negras não tiveram acesso ao sacerdócio Mórmon e outros privilégios até 1978. Depois dessa data, não há mais restrição ao sacerdócio de pessoas negras.


 

SÉRIE AS RELIGIÕES EXISTENTES - ISLAMISMO


PROFETA:
Maomé (579-632 d.C). Surgiu por volta de 610 d.C, em Meca e Medina. A sede se encontra em Meca, na Arábia Saudita. As divisões principais: Sunitas e Xiitas.

ESCRITURAS:
Alcorão, escrito em árabe. El Hadith (as palavras e obras de Maomé). A Lei de Moisés, os Salmos e os Evangelhos são aceitos pelo Alcorão. Os muçulmanos, entretanto, os consideram adulterados.

DEUS:
Alá é Deus . Ele revelou o Alcorão a Maomé por intermédio do anjo Gabriel. Alá é um juiz severo e não é representado como
amoroso.

JESUS:
Jesus é um dos 124 mil profetas enviados por Deus a diferentes culturas. Abraão, Moisés e Maomé são  alguns.Jesus nasceu de uma virgem, mas não é o Filho de Deus sem pecado. Não é Deus. Não foi  crucificado (ascendeu ao céu sem ser morto) É conhecido como Messias e Ayatollah (Ayat Allah, sinal de Alá). Jesus regressará no futuro para viver e morrer.

ESPÍRITO SANTO:
O Alcorão se refere a Jesus como o Espírito de Deus. Os eruditos muçulmanos vêem o anjo Gabriel como o Espírito Santo.

SALVAÇÃO:
Os homens são basicamente bons, mas falíveis e precisam de direção. O equilíbrio entre as boas obras e as más determinam o destino eterno: paraíso ou inferno.

MORTE:
Admite a ressurreição dos corpos. Haverá um dia final para julgar e recompensar. O paraíso eterno para aqueles que creram no Islamismo, o inferno para os infiéis que não aceitaram o Islamismo.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Os adeptos são chamados Muçulmanos. Vão às mesquitas (templos) para orar, ouvir sermões e conselhos. Esforço santo para expandir o Islamismo (Jihad). Cinco pilares do Islamismo: confessar que Alá é o único Deus verdadeiro e Maomé o seu profeta, orar cinco vezes ao dia voltado para Meca, dar esmolas, jejuar durante o mês de Ramadã e fazer uma peregrinação a Meca (ao menos uma vez na vida).