sexta-feira, 13 de abril de 2012

A forma...




 
A forma...

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


Antes de iniciar este estudo é extremamente relevante considerar dois pontos principais do assunto em questão que está relacionado ao texto supracitado e mais precisamente na parte a – E não vos conformeis com este mundo.
Para melhor compreensão destaco as expressões: CONFORMEIS e ESTE MUNDO.
Conformeis – Do grego SYSCHÉMATIDZÓ ou SUSCHEMATIZO que significa moldar de forma (ou modo) semelhante; conforma=se ao exemplo de outro.
Imagine comigo uma massa de bolo ou até mesmo de pizza em cima de uma mesa. Ali, assim, deste jeito, é apenas um monte de massa, mas quando você usa uma forma e assa o bolo, como ficará esta massa? Ficará, sem dúvida, conforme o tabuleiro (ou forma) utilizado, não é verdade?
Se quisermos fazer um bolo redondo deveremos, então, utilizar-se de uma forma redonda, de igual modo se quisermos um bolo retangular então usaremos uma forma neste formato. Se alguém fala que faz bolo redondo em forma quadrada me avise para que passar bem longe... do bolo é claro J.
Este mundo – Ou deste século, expressão grega AION e seu significado é era ou época. Este conhecimento é importante para que aquela vozinha oprimidinha que vem nos perturbar diga que, que no caso da versão este século, diga: “Não se preocupe, este texto era para aquele século”. Misericórdia irmão! Imagine Paulo escreveu esta carta aproximadamente entre os anos 58 a 60 d.C., primeiro século d.C. e desde os dias de Noé a maldade do homem só aumenta (Gen. 6:5a, 11 – 13) então, esta expressão ficará melhor entendida se a lermos como não seguir o padrão desta era, ou do nosso tempo.
Percebemos que neste texto o sentido, ou o verbo está conjugado no presente imperativo e conforme o dicionário Sacconi é uma expressão de ordem.
Refletindo sobre isto podemos perceber que nós, seres humanos, sempre tomamos forma de alguma coisa ou algo que contemplamos incessantemente.
O alerta a nós deixado é que não devemos nos conformar com aquilo que nossa época ou era a ponto de nos esquecer de quem somos e temos em Cristo Jesus.
Como “massa” nós iremos tomar a forma daquilo pelo qual estamos nos permitindo ser encaixados.
Quem tem sido influenciado na relação cristão (filho(a) de Deus) x mundo? Quem está querendo ficar mais parecido com quem?
Uma pergunta interessante é: Somos crentes estilo 007? Somos crentes polícia secreta?
No meio militar existe uma expressão muito interessante chamada pagar embuste, e o que isto significa? Pagar embuste é no popular “ficar tirando onda”, no caso, querendo representar algo ou refletir algo exteriormente que não reflete o seu interior, afinal como pode alguém ter o novo espírito e continuar a refletir as mesmas coisas sem que passe pelo processo de transformação?
Para finalizar este estudo quero trazer uma reflexão interessante do primeiro capítulo do livro de Josué, antes de tudo ter início, podemos assim chamar, o ministério de Josué o Senhor trouxe uma instrução, você sabe qual é?
MEDITA!
Aquele que medita reflete e traz para si a verdadeira sabedoria e somente desta forma poderá ser vencido em nós as tantas oportunidades que nos é oferecida para estarmos conforme o mundo.
Este texto então no chama a que? A uma consagração a Deus. Nos leva a uma vida de mudança interior, mudança de caráter, mudança de atitude, mudança no falar, no pensar, no agir e no sentir. É muito importante que a Palavra de Deus seja o centro de nossas vidas e assim, não por palavras mas por atitudes, pessoas se achegarão a nós e desejarão viver a vida de Cristo como nós vivemos.

Em Cristo,
Fausto Madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário