sexta-feira, 11 de março de 2011

12 Apóstulo; Simão Zelote


Quem era
Em quatro textos bíblicos aparecem à palavra ZELOTE. Todas as vezes que se referem a certo discípulo chamado Simão Zelote, não se trata de Pedro que também era chamado de Simão Pedro.  (Mateus 10:2-45; Lucas 6:15; Marcos 3:18; Atos 1:13)  A Bíblia não indica quando Simão foi convidado para unir-se aos apóstolos. Diz a tradição que Jesus o chamou ao mesmo tempo em que chamou André e Pedro, Tiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu (Mt 4.18-22). Alguns suponham que esse Simão é o irmão de Tiago e Judas e filho do Alfeu de Marcos 6:3, porém, não há nenhuma evidência Bíblica para isso, e Simão era um nome extremamente comum.
Mudança de vida
O nome  Zelote, era referencia a um grupo judeu, uma espécie de seita radical, que ele participou. Eles surgiram por volta do ano 6 d.C. e foi liderado por Judas, o Galileu. Os Zelotes formavam um grupo de pessoas que queria conseguir a independência política dos judeus. Pretendiam, inicialmente, defender os bens dos judeus que estavam sendo confiscados injustamente por soldados romanos. Em seguida, acharam que haviam sido escolhidos por Deus para a importante missão de exterminar os ímpios. Como se diziam defensores do sagrado, acreditavam piamente que eram instrumentos de justiça nas mãos de Deus e, além do mais, tinham a bênção dos sacerdotes para executarem linchamentos imediatos, como no caso de Estêvão, em Atos 6.
O que aprendemos com Zelote
Aprendemos com Zelote que há restauração até mesmo para aqueles que se enclausuram em um religiosismo profundo e cego. Simão era um “terrorista” judeu, fazia coisas em nome de Deus, até mesmo matar. Quanta coragem Jesus tinha em escolhê-lo não?  Simão é exemplo de restauração de vida acima de tudo, é modelo para um novo co

Nenhum comentário:

Postar um comentário