O texto bíblico de I Reis 17 mostra-nos duas ordens de Deus e duas atitudes de obediência do profeta Elias. Em sua primeira ordem, Deus pede ao profeta que vá para próximo do Rio Jordão e aguarde ali até que os corvos venham sustentá-lo. (17.4). A segunda, que ele vá até a cidade de Serepta e ali procure uma viúva que irá sustentá-lo. (17.9).
As duas ordens de Deus podem ser facilmente questionadas no âmbito da lógica humana. Como pode alguém ser sustentado por pássaros e por uma viúva? Que absurdo! Primeiro, porque os pássaros precisariam ser treinados para essa tarefa. Quem iria treiná-los? Quanto tempo demoraria o treinamento? E o que falar de uma viúva sustentar o profeta. É outro absurdo! Normalmente uma viúva vive com muita dificuldade, e esta em questão estava prestes a morrer de fome. Outro absurdo ainda maior! Mas, fazer o quê? Se Deus mandou, vou obedecer. Assim fez o profeta Elias. Ele não discutiu as ordens de Deus. Deus falou, está falado!
Que magnífico exemplo de obediência a Deus e confiança nEle. Ele obedeceu a uma ordem que parecia ser totalmente fora de propósito. Isto é fé! Não é nada fácil obedecer a Deus. Isso porque queremos ver se aquilo que Ele pediu é perfeitamente viável aos nossos olhos. Queremos avaliar, medir e ver se é lógica a ordem de Deus.
É preciso que aprendamos a não discutir as ordens de Deus. Mesmo que elas sejam absurdas, mesmo que sejam impossíveis em seus resultados. Se Deus trabalhasse somente dentro da possibilidade humana, suas ordens seriam comuns, facilmente cumpridas, não exigiriam de nós fé extraordinária e chamaríamos a glória para nós.
Muitos gritam: É impossível obedecer às ordens de Deus em nossos dias! Não é verdade! É possível sim, senhor! Pode ser impossível para aqueles que não querem pagar o preço da obediência, que querem dar um jeitinho, que, na hora de mostrar dignidade, negam fogo.
Fé genuína foi a de Elias. Ele confiou que os pássaros e uma viúva pobre iriam alimentá-lo. “E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito.” (v.5 - NVI). Os absurdos de Deus só podem ser obedecidos pela fé
Jesus Cristo sempre será o SENHOR !
Fernando Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário