sábado, 26 de fevereiro de 2011

12 Apóstulo; Judas Tadeu






1. Quem era
Antes de qualquer coisa, Judas Tadeu ou São Judas Tadeu (como preferem os católicos) não é o famoso traidor que entregou a Cristo por moedas, este era o Judas Iscariotes. O Judas em questão aqui era conhecido como “Judas, o Irmão de Tiago e Jesus.”

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e suas irmãs não estão aqui entre nós? Ele lhes servia de pedra de tropeço.” Mateus 6:3

“Não é este o filho do carpinteiro? sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?” Mateus13: 55

É mencionado algumas vezes no Novo Testamento, nas listas apostólicas de Lucas, no Evangelho e nos Atos dos Apóstolos. No Evangelho de João é referenciado como “Judas, não o Iscariotes”.

Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é?” João 14:22
Não é fácil determinar a identidade desse homem. O Novo Testamento refere-se a diversos homens com o nome de Judas - Judas Iscariotes; Judas, irmão de Jesus; Judas, o Galileu (At 5.37) . Evidentemente, João desejava evitar confusão quando se referia a esse homem, especialmente porque o outro discípulo chamado Judas não gozava de boa fama.
Mateus e Marcos referem-se a esse homem como Tadeu Lucas o menciona como “Judas, filho de Tiago”.
O Historiador Eusébio diz que Jesus uma vez enviou esse discípulo ao rei Abgar da Mesopotâmia a fim de orar pela sua cura. Segundo essa história, Judas foi a Abgar depois da ascensão de Jesus, e permaneceu para pregar em várias cidades da Mesopotâmia. Diz outra tradição que esse discípulo foi assassinado por mágicos na cidade de Suanir, na Pérsia. O mataram a pauladas e pedradas.
2 A contradição da Igreja católica

Na concepção católica, São Judas Tadeu, é o protetor daqueles em situações desesperadas. Entretanto, se lembrarmos, por exemplo, dos homens que foram crucificados ao lado de Cristo teremos uma boa demonstração de quem procurar na hora do desespero.
Enquanto um dos ladrões zombava, pedia provas, criticava e condenava a Jesus, O outro, que não tinha nenhum passado do qual se orgulhar, se agarrou desesperadamente no Cristo que sofria e disse:
 “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino” (Lucas 23:42).
Isso certamente demonstra um desespero absoluto.  O Ladrão soube a quem procurar, e garantiu sua salvação. JESUS, somente ele intercede pela sua salvação. E a bíblia conta o que houve:
“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo hoje que estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43). Jesus não quis saber do seu passado, reconheceu o arrependimento daquele homem e o salvou sem intermédio de ninguém.

3. O que aprendemos com Judas Tadeu

Hoje encontramos pessoas que desejam ser reconhecidos fazendo fama em cima do nome de Jesus. Evidenciando suas proximidades a fim de acumular reconhecimento dos demais. Aprendemos, entretanto, com este homem que tinha tudo para se enaltecer, afinal, ele era irmão do Salvador, porém, mesmo nessas condições, as escrituras não citam nenhum oportunismo por parte dele. Não se percebe em nenhum momento Judas se aproveitando do prestígio de Jesus.  Ele se preocupou em levar o que tinha aprendido com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário