terça-feira, 26 de julho de 2011

As sete Virtudes Vs. Os sete Pecados Capitais


As Virtudes são características do caráter de um homem ou uma mulher, não precisa ser necessariamente um cristão. Vejo hoje muitas pessoas que não são cristãos mais tem virtudes. Mais para a vida de um cristão é muito importante praticar as virtudes para uma boa relação com o próximo e com Deus. Jesus Cristo foi virtuoso a todo o momento, teve compaixão (Marcos 1:40-45), perdão (Colossenses 3:13), humildade (Mateus 11:29),  mansidão e paciência (2Coríntios 10:1), coragem (João 19;10-11)...e muitas e outras virtudes, Jesus Cristo foi, é e sempre será Santo e Perfeito!
Os pecados capitas são desejos carnais, são vícios. É tão ruim que é possível encontrar estudiosos que comparam cada pecado capital com um Demônio.
·        Lúcifer - Orgulho
·        Azazel - Ira
·        Asmodeus - Luxúria
·        Belzebu - Gula
·        Mammon - Ganância
·        Belphegor - Preguiça
·        Leviatã - Inveja

Com Quais Virtudes devo praticar para combater contra o Pecado?
Humildade: raiz para todas as demais virtudes. Opõe-se ao Orgulho. Deve-se praticar a Humildade!
Humildade: Uma pessoa humilde ela esta sempre disposta a aprender, é modéstia, tem o comportamento de total respeito ao próximo, reconhece seus erros, aprende com seus erros, esta disposta até ouvir coisas que não lhe agradam ou que lhe contra...
 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, por que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29
 “Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:4
Ser humilde como uma criança agrada ao nosso Deus Pai... Criança a qualquer momento ou hora sempre busca o pai para qualquer coisa, pois é dependente, e para isso precisa ser humilde. Deus quer que seus filhos sejam totalmente dependente dEle.
Paciência: dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência. Opõe-se a Ira.
Paciência: manter um controle emocional equilibrado, ter calma, paz, tranqüilidade, tolerância a erros ou fatos indesejados, persistir em uma atividade difícil, ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz.
“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Hebreus 10:36
“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.” Tiago 1:2-4
Ser paciente é bom, mais não é nada fácil praticar ela nos dias de hoje. Esperar no Senhor é a nossa decisão diária. Mesmo que as circunstâncias pareçam contrárias, confie no Senhor. Esperar no Senhor requer uma confiança paciente. As suas promessas vão se cumprir na sua vida.

Santidade: virtude na qual a poucos que decidem levar uma vida de total Santidade.  Opõe-se a Lúxuria.
Santidade: abraçar a moral de si próprio e alcançar pureza, comportamento voluntário de abstinência de prazeres e de prática de atos sexuais.
“Ninguém te despreze por ser jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12
A decisão de levar uma vida de santidade pode ser difícil, mais é recompensada pelo Senhor. Pois uma vida de total santidade é de grande consagração a Deus. Você consegue se dedicar mais ao Senhor e isso acaba gerando intimidade e nem é preciso dizer o quanto é bom ter intimidade com um Deus tão maravilhoso e poderoso.
Temperança: virtude importate como qualquer outra para uma caminhada Cristã, ela é o freio da nossa alma. Opõe-se a Gula.
Temperança: auto-controle, moderação. Constante demonstração de uma prática de abstenção. Moderar a atração dos prazeres assegurando o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio.
“Mas Daniel propôs no coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” Daniel 1:8
Neste versículo a uma demonstração da temperança de Daniel, que teve controle e domino sobre o seu coração e resolveu não se contaminar com os prazeres e manjares do rei. “Ora, Deus deu a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.” Daniel 1:9
Generosidade: por meio da generosidade nós abrimos em nossas vidas uma porta de amor e misericórdia pela vida do próximo. Opõe-se a Ganância.
Generosidade: acrescenta algo ao próximo, não se limita apenas em bens materiais. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não.
“E então todas as pessoas de boa vontade e de coração generoso vieram trazer as suas ofertas ao Senhor, para a construção da tenda de reunião, para o seu culto e para a confecção dos ornamentos sagrados.” Êxodo 35:21

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.” Provérbios 22:9
A própria palavra de Deus fala, aquele que for generoso é recompensando e generosidade não é só compartilhar bens materiais. Mais também é compartilhar a palavra de Deus, a alegria, o amor, doar-se para uma nova amizade uma visita a um lar de crianças carentes e abandonadas, e necessitam simplesmente de um abraço, e acima de tudo de uma dose de carinho. Generosidade é doar-se aos outros, sem esperar nada em troca, por este ato generoso. A generosidade une laços, assim como as distâncias sociais, e até raciais...
Diligência: Quando temos a virtude da diligência, não temos medo de agir, de trabalhar para Deus. Opõe-se a Preguiça.
Diligência: Presteza, ética, decisão, concisão e objetividade. Ações e trabalhos integrados com a própria .
“O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.”   Provérbios 13:14
“O bem precioso do homem é ser diligente.” Provérbios 12:27
Como cristãos, somos diligentes quando nos entregamos a Deus e tudo fazemos por amor a Ele. O desejo do Senhor é que sejamos diligentes em nossa caminhada cristã, nos empenhando a todo o custo para expandir o seu Reino na face da terra, através das obras e ministérios da igreja no qual vivifica a nossa fé. “Vês que a fé cooperou com as suas obras, e pelas obras a fé foi aperfeiçoada.” Tiago 2:22                           “Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta.” Tiago 2:26
Caridade: A virtude da caridade é o que Jesus nos diz ao "amar ao próximo como a si mesmo". Opõe-se a Inveja.
Caridade: Auto-satisfação. Compaixão, solidariedade, amizade e simpatia. Bondade de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22:37-39
Para manifestar a Caridade na nossa vida, além de viver em estado de graça, além de orar e desejar estar unidos a Deus, devemos amar a nós mesmos e ao próximo através de nossas atitudes de amor e caridade.



Cada pessoa possui as suas características, sendo que estas características podem ser boas ou não, ou seja, cada pessoa tem o livre arbítrio de escolher como será a sua personalidade. Sendo assim existem pessoas, que possuem as mais diversas personalidades, estas personalidades podem ser: negativas, ou positivas, cada um escolhe, o que fará parte de suas características, porém é viável que todos escolham características benéficas.         Pratique as Virtudes!
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23



Renato Paludetti.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito proveitoso e edificante. Que Deus continue te abençoando e usando vc como um instrumento da Palavra que liberta e que salva.
    Benção sejam sobre você

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus. Estava procurando um estudo assim.

    ResponderExcluir