quarta-feira, 2 de março de 2011

12 Apóstulo; Pedro

1. Quem era
Simão Pedro, também chamado nas escrituras de Simeão, foi um dos primeiros seguidores de Cristo, sendo que o próprio Jesus foi quem mudou o nome de Simão para Pedro. Antes largar tudo para se tornar um dos doze discípulos , Simão era pescador ao lado de seu irmão também apóstolo André, e ambos eram espécie de “empresários” donos de um frota de barcos. Pedro tinha uma estreita amizade com o apóstolo João. Na Bíblia Sagrada, existem duas epístolas escritas por Pedro. Foi morto em Roma no ano de 64 D.C., na perseguição feita por Nero aos cristãos, crucificado de cabeça para baixo, conforme a sua vontade, pois não se achava digno de morrer como Jesus.

2. A Confusão da Igreja Católica
Os cristãos católicos atestam que Pedro foi o primeiro papa por causa da declaração de Jesus em Mateus 16: 18 “E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja…”. A verdade é que esse texto faz parte de um contexto onde Jesus pergunta aos seus apóstolos sobre as percepções que o povo tinha Dele. Depois, Cristo pergunta aos discípulos quem eles achavam que era Jesus e o apóstolo Pedro prontamente responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”(Mateus 16:16) e aí sim Jesus diz que sobre àquela rocha edificaria sua Igreja. A pedra/rocha que Jesus estava falando não era Pedro e sim a confissão de que Ele era o Cristo, filho de Deus.  Engraçado que alguns versículos a frente, em Mateus 16:23, Jesus diz a Pedro: “Para trás de mim, Satanás…”. Acontece  também, tempo depois, quando Cristo está para ser crucificado, uma moça vai até Pedro e pergunta se ele era seguidor de Jesus e Pedro responde que não. Pedro não teve primazias frente aos demais apóstolos. Pedro não era a rocha. Ele foi sim, um grande homem de Deus, amigo de Cristo, que errou muito, mas em compensação foi grandemente usado por Deus nos primórdios da Igreja.
3. O que aprendemos com Pedro
Pode-se dividir a vida de Pedro em três momentos, de acordo com as escrituras sagradas. O Pedro dos evangelhos, o Pedro dos Atos e o Pedro das epístolas. O Pedro dos evangelhos algumas vezes aparece com relatos desfavoráveis, mas teve grandes privilégios, sendo que após a ressurreição, Cristo diz à Pedro: “apascenta minhas ovelhas”.  Com isso, temos Pedro no livro de Atos, pregando com intrepidez e sendo grande testemunha do ministério de Cristo. Podemos aprender com Pedro que não importa o tamanho de nosso tombo, Cristo está sempre disposto a nos usar como testemunha de Seu grande amor e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário