terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os quatro lugares (mensagem do dia 29/09/12 BNPF e 14/10/12 BNVV)



                                                           Fernando Cabral

Os quatro lugares diferentes onde o SENHOR Jesus Cristo derramou seu precioso sangue.
Antes de falar sobre os quatro lugares e sua importância na vida de um cristão, quero falar sobre a diferença da obra do Espírito Santo e a obra do Sangue de Jesus.

O Sangue purifica o Cristão dos seus pecados.
O Espírito Santo vivifica e fortalece o pecador arrependido.
Levitico 14:13-18
Então degolará o cordeiro no lugar em que se degola a oferta da expiação do pecado e o holocausto, no lugar santo; porque que a oferta da expiação da culpa como a da expiação do pecado é para o sacerdote; coisa santíssima é.(v.14)E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.(v.15)Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda.(v.16)Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o SENHOR;(v.17)E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;(v.18)E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR
No ritual da purificação do leproso que pode ser entendido como o pecador arrependido, eu e você.
O sacerdote degolava o cordeiro que era para a expiação do pecado, este cordeiro pode ser visto como Jesus.
Jesus representa o cordeiro:”Este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29.
Expiação= expiar= remir a culpa, cumprir pena, sofrer as consequências de, sofrer padecer.
O sangue daquele cordeiro era colocado sobre a ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito daquele que deveria ser purificado.
É facil assemelharmos isso ao modo como Cristo verteu o seu sangue na fronte, nas mãos e nos pés.
Após este ritual, a cerimônia só estava começando, pois o Sacerdote apanhava a vasilha com azeite e passava-o sobre o sangue. O azeite representa o poder do Espirito Santo para reavivar o Cristão.
Portanto, conclui-se que além do poder do sangue para purificar, é necessário o poder do Espirito Santo para vivificar.
Após terminar a cerimônia, o Sacerdote pegava a sobra do azeite e o jogava sobre a cabeça do ex-leproso.
Isto quer dizer que devemos trazer a nossa vida sempre cheia do poder do Espirito Santo, o sangue purifica o pecador arrependido e o Espirito Santo lhe dá capacidade para uma vida de vitorias sobre o pecado.
Agoara vamos falar apenas do sangue.
No Getsemãni, o primeiro lugar onde Jesus derramou seu sangue.
Lucas 22:44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
# Agonia= ancia de morte, sofrimento,amargura, aflição, desespero.
Ao orar ao Pai, o momento mais dificil de sua vida terrena, gotas de sangue verteram do rosto de Cristo. Aquelas gotas foram derramadas para nos dar o poder de fazermos a vontade de Deus, para dominio próprio, ou seja, poder para vencer as nossas fraquezas.
Cristo derramou seu sangue no Getsemãni ao orar ao Pai:
Pai, se possível, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Portanto foi para cumprir a vontade do Pai que Ele deramou seu sangue no jardim.
A verdade é que todo ser humano tem fraquezas, um grande numero de cristãos angustiam-se ao se deparar consigo mesmo.
 São incapazez de se controlar e frustram-se quando não resistem e caem, no entanto quando o cristão coloca-se debaixo da força e do poder do sangue de Jesus, verdadeiramente ele conseguirá uma nova vida.
(trocar o coração) o porquinho
(Ezequiel 11:19) Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Um viciado em drogas não tem poder para resistir a sedução da droga, ele simplismente é fraco para rejeita-la. No entanto quando ele se sujeita a viver na proteção do sangue de Jesus, ele consegue dizer não a droga.
Suas fraquezas são milagrosamente dominadas.
Deus te dá uma nova vontade. A vontade de permanecer limpo e puro em sua presença.
O diabo foi vencido pelo sangue de Jesus, você está debaixo do sangue, você consegue resistir ao diabo e ele fugirá de você.
O diabo usa milhares de maneiras diferentes para nos destruir, mais tem duas que são as mais usadas;
 A primeira é a POSSESSÃO.
 Possessão quer dizer alguem possuido pelas forças do mal, como descrito em Lucas 13:11 e Mateus 17:14-15, nesses casos devemos agir exatamante como Cristo , Ele expulsava os demônios. Ele não  tentava doutrinar, conversar ou desenvolver os espiritos dentro do corpo das pessoas.
 A libertação da possessão só é feita atravéz da oração feita em nome de Jesus Cristo.
A segunda é opressão; Influência exterior.
 Neste caso não está dentro da pessoa , mas sim ao redor, influenciando-a a fazer a sua vontade, podemos ver isto em Mateus 16:22, (22) Mas Pedro levou Jesus a um lado para censurá-lo. "Deus não permita isso, Senhor", disse ele. "Isso não Lhe acontecerá! "
 Pedro não estava possesso de demônios, satanas não estava dentro dele, mais estava ao seu redor.
Mas tarde Pedro se torna um Apóstolo segundo o coração de Deus e escreve em 1° Pedro 5:8, Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Isto seguinifica que o diabo procura de todos os meios, isto é fazer com que os filhos de Deus lhe obedeçam e isto é um verdade tão grande que dentro da Igreja está cheio de irmãos andando de mão dada com ele, fazendo tudo que ele manda cousando confusões, divisões, todo tipo de rebeldia.
Mas tem um jeito que é “Resistir ao diabo e ele fugirá de vós”  Resistir siguinifica andar em perfeita comunhão com Jesus, atraves da leitura da Palavra, oração e jejum, pois Cristo derramou seu sangue no Getsemâni para nos dar poder para vencermos as nossas fraquezas.
Tito 2:11-13
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. 12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
A graça nos ensina e o sangue nos dar força para superar as fraquezas.
Pelo fato de que Cristo morreu e nos resgatou do pecado, fomos liberados do controle do pecado. Nos dá o poder e a compreensão para viver de acordo a sua vontade e fazer o bem. Então olharemos para frente esperando a volta maravilhosa de Cristo com ansiosa expectativa e esperança

Na coroa de espinhos, o segundo lugar.
Mateus 27:29-30 E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.(v.30)E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.
Quando o processo de crucificação de Jesus estava em andamento, alguem gritou; Este homem afirma ser o rei dos judeus, mas como pode ser rei si não tem coroa?! Então com muita maldade, fizeram uma coroa de espinhos grandes e duros, cravaram-na cabeça e quando os espinhos penetraram, seu sangue jorrou.
Biblicamente falando, os espinhos simbolizam a maldição, está escrito;
 Mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitado e está perto da maldição Hebreus 6:8
Quando Adão e Eva pecaram, Deus falou; Espinhos e cardos também, produzirá; e comerás a erva do campo, Gen.3:18.
O que Deus quis dizer com isso? Simplismente que os espinhos simbolizam maldição sobre a terra cousado pelo pecado.
Jesus derramou o seu sangue na coroa de espinhos para nos livrar de todos os tipos de maldições.
Existem varios tipos de maldições; de inimigos, feiticeiros, maldições na aréa financeira, matrimonial e profissional, Lares são constantemente amaldiçoados por ações e palavras.
O sangue de Jesus tem poder para nos protejer e livrar de todos os tipo de maldições.
Nos açoites- terceiro lugar.
Mateus 27:26 Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Desde o julgamento até sua morte os soldados não cessavam de chicotear Jesus. Aqueles açoites provocaram cortes e ele sangravam. Aqueles ferimentos foram denominadas por Isaias como pisaduras.
Jesus derramou seu sangue através desses ferimentos provocados pelos açoites, para curar o homem de todas as doenças e enfermidades. “o castigo que nos tráz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” Isaias 53:5.
Existe uma grande diferença entre o mal e a enfermidade. Mateus 10:1 E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Enfermidade é algo que aflige o homem fisicamente, tal como micróbios,vermes,bacterias etc, mal é a atuação direta ou indireta de demônios sobre o corpo humano, a enfermidade pode ser tratada e curada por um tratamento medico, o mal não.
Na cruz- quarto lugar
João 19:34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
Quando Jesus foi crucificado, um dos soldados furou-lhe o lado com uma lança. Daquela ferida verteu-lhe agua e sangue.
O sangue correu pela cruz cobrindo-a.Esse sangue puro e imaculado é que nos purifica de todos os pecados.
1° João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Jesus é o cordeiro !
Expiação é sofrer as consequências do nosso pecado e tirar a nossa culpa.
Ele derramou o sangue nos quatro lugares com o objetivo de nos mostrar que é possivel viver deacordo com seus mandamentos.
Portanto foi para cumprir a vontade do Pai que Ele deramou seu sangue no jardim. NEle resistir as tentações e aflições sem cair, é possivel não seder aos desejos da carne  e fazer a vontade do Pai.
Jesus derramou o seu sangue na coroa de espinhos para nos livrar de todos os tipos de maldições.Que só Ele tem o poder de quebrar e desfazer toda maldição.
“o castigo que nos tráz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” Isaias 53:5. Que através das feridas dEle recebemos cura para TODAS doenças e enfermidades.
Que ao derramar seu sangue na cruz nos purificou, nos limpou de todo pecado, nos dando direito a receber uma vida nova com Ele – sem culpa, sem medos, sem doenças, sem maldições, sem aflições, sem inferno...
Mas, Ele nos deu o direito à escolher, estar aos pés da cruz debaixo de seu sangue ou não, escolher fazer a vontade do Pai ou a minha, escolher benção ou maldiçõa, escolher a cura ou a doença, escolher purificação ou pecado, escolher vida eterna ou morte eterna, escolher céu ou inferno...


Nenhum comentário:

Postar um comentário