sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quem vocês pensam que eu sou ?



Com aquela simples questão, Jesus Cristo confrontou seus seguidores com a questão mais importante que eles jamais enfrentariam. Ele gastou muito tempo com eles e fez algumas reivindicações muito claras acerca de Sua identidade e autoridade. Agora o tempo chegou para eles ou acreditar ou negar em Seus ensinamentos.
Quem você diz que Jesus é? Sua resposta a Ele determinará não apenas seus valores ou estilo de vida, como também seu destino eterno.Considere o que a Bíblia diz acerca dEle:
JESUS É DEUS

Enquanto Jesus esteve na Terra houve muita confusão acerca de quem Ele era. Alguns pensavam que Ele era um homem sábio ou um grande profeta. Outros pensavam que Ele era um louco. Ainda outros não puderam decidir ou não se preocuparam. Mas Jesus disse, "Eu e o Pai somos um" (João 10:30). Aquilo significou que Ele reivindicou ser nada menos que Deus em carne humana.
Muitas pessoas hoje não entendem que Jesus disse que era Deus. Eles se satisfazem em pensar dEle como um pouco mais que um grande professor de moral. Mas até seus inimigos entenderam suas reivindicações à deidade. É por isso que eles tentaram apedrejá-lo até a morte (João 5:18; 10:33) e conseqüentemente eles O crucificaram(João 19:7).
C.S. Lewis observou, "Você pode calá-lo como a um louco, você pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou você pode cair aos Seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não venhamos a propor nenhuma tolice protetora acerca dEle ser um grande professor humano. Ele não nos deixou essa escolha. Ele não pretendia ser isso." (Mere Christianity [Macmillan, 1952], pp. 40-41).
Se as reivindicações de Jesus são verdadeiras, Ele era Deus!

JESUS É SANTO

Deus é absoluta e perfeitamente Santo (Isaías 6:3), conseqüentemente Ele não pode cometer ou aprovar o mal (Tiago 1:13).
Como Deus, Jesus incorporou todos os elementos do caráter de Deus. Colossenses 2:9 diz, " porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Ele era perfeitamente santo (Hebreus 4:15). Até mesmo seus inimigos não puderam provar qualquer acusação contra Ele (João 8:46)
Deus exige santidade de nós também. 1Pe 1:16 diz, " Sereis santos, porque eu sou santo."

JESUS É O SALVADOR

Nosso fracasso em obedecer Deus—ser santo—põe-nos em um perigo de punição eterna (2Ts 1:9). A verdade é, nós não podemos obedecê-lo porque nós não temos o desejo nem a habilidade para fazer isso. Somos por natureza rebeldes contra Deus (Ef 2:1-3). A Bíblia chama nossa rebelião "pecado." De acordo com as Escrituras, cada um é culpado de pecado: " não há homem que não peque" (1Re 8:46). " Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). E somos incapazes de mudar nossa condição pecaminosa. Jeremias 13:23 diz, " pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Nem podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal."
Isso não significa que somos incapazes de executar atos de caridade humana. Nós podemos, até mesmo, estar envolvidos em várias atividades religiosas ou humanitárias. Mas nós somos totalmente incapazes de entender, amar, ou agradar a Deus por nós mesmos. A Bíblia diz, " Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." (Romans 3:10-12).
A santidade e justice de Deus requer que todos os pecados sejam punidos com a morte: "A alma que pecar morrerá" (Ezequiel 18:4). É duro para nós entendermos porque nós tendemos a avaliar pecado em uma balança relativa, assumindo que certos pecados são menos sérios que outros. Todavia, a Bíblia ensina que todos os atos de pecado são o resultado de pensamentos pecaminosos e desejos malignos. É por isso que simplesmente mudando nossos padrões de comportamento não resolve nosso problema de pecado ou elimina suas conseqüências. Precisamos ser mudados interiormente para que, assim nossos pensamentos e desejos sejam santos.
Jesus é o único que pode nos perdoar e transformar, nos libertando assim do poder e penalidade de pecado: " E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. " (Atos 4:12).
Embora a justiça de Deus exija morte pelo pecado, o amor dele proveu um Salvador que pagou a penalidade e morreu pelos pecadores: " Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1Pe 3:18). A morte de Cristo satisfez a exigência da justice divina, nisso O capacitando a perdoar e salvar aqueles que colocassem sua fé nEle (Romanos 3:26). João 3:16 diz, " Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Apenas Ele é "nosso grande Deus e Salvador" (Tito 2:13).
JESUS É O ÚNICO OBJETO ACEITÁVEL DE FÉ SALVADORA

Algumas pessoas pensam que não importa no que você acredita contanto que você seja sincero. Mas sem um objeto válido sua fé é inútil.
Se você toma veneno—pensando ser remédio—toda a fé do mundo não restaurará sua vida. Semelhantemente, se Jesus é a única fonte de salvação, e você está confiando em qualquer outro ou qualquer outra coisa para a sua salvação, sua fé é inútil.
Muitas pessoas assumem que há muitos caminhos para Deus e que cada religião representa um aspecto da verdade. Mas Jesus disse, " Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6). Ele não reivindicou ser um de muitos outros caminhos iguais para Deus, ou o caminho para Deus para o dia de hoje apenas. Ele disse ser o ÚNICO caminho para Deus—então e para sempre.

JESUS É SENHOR

Pensamentos contemporâneos dizem que o homem é o produto da evolução. Mas a Bíblia diz que nós fomos criador por um Deus pessoal para O amar, servir, e nos alegrarmos em comunhão eterna com Ele.
O Novo Testamento revela que foi o próprio Jesus quem criou tudo (João 1:3; Colossenses 1:16). Então Ele também possui e rege tudo (Salmo 103:19). Isso significa que Ele tem autoridade sobre nossas vidas e nós devemos submissão, obediência, e adoração absoluta a Ele.
Romanos 10:9 diz, " se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." Confessando Jesus como Senhor significa humilde submissão à Sua autoridade (Fp 2:10-11). Crer que Deus O ressuscitou dos mortos envolve crer no fato histórico de Sua ressurreição—o ápice da fé cristã e o caminho o Pai afirmou a deidade e autoridade do Filho (Romanos 1:4; Atos 17:30-31).
A fé verdadeira é sempre acompanhada pelo arrependimento do pecado. Arrependimento é mais do que simplesmente ficar triste pelo pecado. É concordar com Deus que você é pecador, confessando seus pecados a Ele, e fazendo uma escolha consciente ao desviar-se do pecado e procurar a santidade (Is 55:7). Jesus disse, " Se me amardes, guardareis os meus mandamentos " (Jo 14:15); e " Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos " (Jo 8:31).
Não é suficiente crer em certos fatos acerca de Cristo. Até mesmo Satanás e seus demônios crêem em um verdadeiro Deus (Tg 2:19), mas eles não amam nem obedecem a Ele. A fé deles não é genuína. A verdadeira fé salvadora sempre responde em obediência (Ef 2:10).
Jesus é o Senhor soberano. Quando você O obedece você está admitindo, confessando o Senhorio dEle e se submetendo à Sua autoridade. Isso não significa que sua obediência será sempre perfeita, mas que esse é seu objetivo. Não há nenhuma área de sua vida que você recusa a Ele.

JESUS É O JUIZ
Todos que rejeitarem Jesus como Senhor e Salvador irão um dia encará-lo como o Seu juiz: " Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos." (Atos 17:30-31).
2Ts 1:7-9 diz, " e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder."


COMO VOCÊ RESPONDERÁ?
Quem a Bíblia diz que Jesus é? O Deus vivo, o Santo, o Salvador, o único objeto válido da fé salvadora, o soberano Senhor, e o Justo Juiz. Quem você diz que Jesus é? E esta é a questão da qual não se pode escapar. Apenas Ele pode remir você—libertar você do poder e punição do pecado. Apenas Ele pode transformar você, restaurar você para uma comunhão com Deus, e dar a sua vida um propósito eterno. Você se arrependerá e crerá em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador?
Texto traduzido do site da Grace Community Church (Pr. John MacArthur Jr.) intitulado Who is Jesus Christ? por Wilson Porte Jr.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário